O conteúdo não carregou? Acesse a versão web
Giro UOL
 
Veja a seleção de notícias que o UOL fez para você 09/02
 
Processo de cassação
Poder | 2h00

A presidente Dilma Rousseff tenta evitar que o TSE admita como prova, em um dos pedidos de cassação contra ela no tribunal, dados da operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobras.

O coordenador jurídico da defesa da campanha petista, Flávio Caetano, disse que as delações premiadas não podem ser utilizadas porque 'não têm pertinência' com o que se discute na ação eleitoral, não se referem ao período da campanha presidencial e são provas emprestadas sobre as quais não se garantiu o direito ao contraditório.
 

Leia mais
 
PT critica 'linchamento' de Lula
Política | 20h47

O PT reforçou ontem a defesa pública de Lula e avalia que o ex-presidente, suspeito de ocultação de patrimônio e de receber favores de empreiteiras investigadas na Lava Jato, sofre 'uma tentativa de linchamento político e moral'.

Em artigo, Rui Falcão, presidente nacional do partido, acusa a oposição de praticar violência contra Lula e afirma que falta uma defesa unificada sobre o caso envolvendo o sítio em Atibaia, no interior de São Paulo.
 

Leia mais
 
Estados em crise
Poder | 2h00

A crise econômica e os desajustes nos Orçamentos fizeram os Estados arrecadarem no ano passado quase R$ 30 bilhões a menos do que o esperado e avançarem sobre limites de gastos impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Os problemas financeiros também levaram a maioria dos governadores a piorar o comprometimento das finanças com pessoal em 2015. Vinte deles ultrapassaram limites estabelecidos pela norma ao longo do ano. O nível de endividamento dos governos teve elevação generalizada.
 

Leia mais
 
Crédito consignado recua
Mercado | 2h00

O crédito consignado para trabalhadores do setor privado recuou 2% em 2015, algo que nunca havia ocorrido nessa linha de financiamento criada em 2004.

A queda ocorreu justamente no ano em que entrou em vigor uma lei que deveria incentivar e dar mais segurança jurídica a esse tipo de operação.

Leia mais
 
Microcefalia grave
Cotidiano | 21h23

Especialistas internacionais em microcefalia se mostraram surpresos pela severidade de alguns casos da doença em bebês brasileiros. Depois de algumas consultas, os profissionais ficaram chocados pela gravidade das deformidades que encontraram nas crianças.

De acordo com o geneticista William Dobyns, do Hospital Infantil de Seattle, a presença de excesso de fluído entre o cérebro e o crânio dos bebês é particularmente alarmante. Em geral, 5% dos casos são severos, mas a proporção parece ser maior entre os casos do Brasil.
 

Leia mais
 
Sem boicote
Esporte | 17h29

O Comitê Olímpico dos Estados Unidos negou que teria dado a atletas a possibilidade de não disputarem os Jogos Olímpicos do Rio por causa da preocupação com o vírus da zika. A entidade informou está tomando medidas para a que a delegação americana esteja protegida.

Já o Comitê Organizador dos Jogos afirmou que não teme que atletas dos Estados Unidos desistam de vir ao Brasil.

Leia mais
 
Segunda noite na Sapucaí
Entretenimento | 7h01

Portela, Salgueiro e Mangueira foram os destaques da segunda noite de desfiles na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

A campeã será conhecida amanhã, quando acontece a apuração dos votos.

Leia mais
 
Apuração em São Paulo
Entretenimento | 20h13

Hoje, a partir das 16h, vai ser realizada a apuração das notas das escolas de samba de São Paulo, no Anhembi.

O quesito fantasia vai ser o primeiro critério de desempate para apontar a grande campeã do Carnaval 2016 na capital paulista.
 

Leia mais
 
 
Acompanhe o UOL
Facebook  Twitter  Pinterest  Instagram  Snapchat: @uoloficial
 
Baixe o aplicativo UOL
Apple Store   Google Play
 
Se deseja cancelar o recebimento da newsletter do Giro UOL, clique aqui.